SUPER CENTER ANGELONI CRICIUMA – VERSÃO 02
Super Center Angeloni Criciuma
Criciuma - SC
Descrição
– Projeto: 2009
– Conclusão da Obra: 2011
– Área do Terreno: 13.800,00m2
– Área Construída: 28.200,00m2
ÁREA DO TERRENO E ÁREA CONSTRUÍDA (reforma com ampliação)
A área construída em 1978 era de 10.800,00m2 .Foi aproveitado 9.200,00 e demolido 1.600,00m2.
Foram construídos mais 28.200,00m2 e reformados os 9.200,00m2 perfazendo um total de 37.400,00m2.
Terreno 13.800,00m2
PROJETO 1976
Está localizado na área central da cidade de Criciúma e tem forte apelo visual resolvemos preservar a parte mais importante da arquitetura que são os arcos de frente para a Av. Centenário. Projeto elaborado em 1976, com a construção finalizada em 1978 considerou o repertório tecnológico disponível na época. A solução plástica e estética foi inspirada na utilização de concreto moldado “in loco” tirando partido estético do concreto aparente e toda a textura das formas valorizando as ranhuras e a posição das tábuas que a compunha, a “araucária brasiliense”. Plasticamente se explorou uma estrutura em arcos sustentada por pilônios que tinham o desenho do diagrama de esforços. A estrutura da cobertura em aço, também em arcos, era apoiada em calhas de concreto, cobertas por telhas de fibrocimento.
PROJETO 2009/2010 – AMPLIAÇÃO E REFORMA
Projetode 2009/2010 com a construção finalizada em 2011 foi mantido parte da construção de 1978 e nas áreas ampliadas foi adotado o conceito de construção “limpa”, isto é, totalmente pré-fabricada. O consórcio estrutura de concreto pré-moldado e estrutura de aço pré-fabricado foi a tonica do projeto. Deixar em evidência a verdade estrutural foi levada as últimas conseqüências, tirando-se partido plástico e estético de todos os elementos que compõe o espaço, elaborando-se cuidadosamente cada detalhe da estrutura, principalmente da metálica.
BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DA OBRA “LIMPA”
– Construção e montagem em 6 meses;
– Perda próxima de “zero” de materiais;
– Organização funcional.
O Supercenter Angeloni está localizado na área central da cidade de Criciúma. Foi organizado conforme o programa de atividades previamente elencados; organograma e fluxograma pré-definido próximo do ideal e ajustado aos parâmetros físicos e geográficos existentes, levado em consideração o entorno próximo e suas condicionantes.
TÓPICOS IMPORTANTES
– Na nave central que abriga o hipermercado em torno da nave temos o centro comercial.
– Grande área reservada para lojas de alimentação com a respectiva praça para aproximadamente 600 pessoas. Temos uma área pra lojas complementares (confecções, bancos, lan house, etc) no pavimento superior. No térreo temos pet-shop, cabeleireiro, serviços e etc. No sub-solo temos uma área para academia de ginástica.
– Áreas transparentes ficam de frente para a Av. Centenário, a principal Av. de Criciúma e integrando visualmente com a praça de alimentação no pavimento superior com parte da área urbana, sendo um convite a sua utilização. Tendo lojas de renome como Subway, Burguer King, 10 Pastéis entre outros, foi criado um verdadeiro “point” de encontro.
Foi também utilizado nos sheds para a iluminação. Segundo os instaladores foi a obra no Brasil que utilizou a maior quantidade em m2 de vidro auto-limpante.
– Áreas de ACM (alumínio composto) praticamente complementam todo o Centro Comercial reforçando a contemporaneidade. Também foram utilizados na super marquise tanto de frente para a Av. Centenário como para a R. Henrique Lage. As marquises tem toda a sua forma geométrica baseada em elipses cuja viabilidade se tornou possível pelo consórcio estrutura metálica – revestimentos calandrados em ACM.
– Painéis isotérmicos foram utilizados na Nave Central. Na cor azul e nos depósitos na cor laranja.
– O Hipermercado no projeto inaugurado em 1978 tinha dois pavimentos, térreo e superior. O Hipermercado teve todo o funcionamento durante a obra no pavimento térreo. Depois foi transferido para o pavimento superior. O térreo transformado em subsolo e entre o térreo e o superior foi construído mais um pavimento.
– Água de chuva é utilizada para a limpeza e manutenção e o reuso para esgoto sanitário.
– Instalação de painéis para aquecimento de água na cobertura na inclinação curva do shed. Os painéis fotovoltaicos não foram instalados mas foram previstos para a instalação daqui uns 5 anos quando serão economicamente viáveis e sua performance melhorada. Será suficiente para alimentar toda a iluminação artificial.
– Considerando estar o conjunto arquitetônico localizado no centro de Criciúma respeitamos ao máximo as relações espaciais com o entorno próximo interagindo com a topografia sem grandes movimentos de terra adequando a bacia hidrográfica constituída pelo Rio Criciúma que margeia o Conjunto e criando correntes de confecções adequadas para evitar a concentração de monóxido de carbono produzido nas áreas de estacionamento.
ESTRUTURA EM AÇO
MATERIAIS UTILIZADOS:
Perfis chapa dobrada: COR-420 CSN (Companhia Siderúrgica Nacional)
Tubos seção circular: A36-GERDAU
Perfis Laminados: A572- Grau 50- GERDAU
Formas stell deck: METFORM
QUANTIDADE TOTAL: 494 toneladas
FICHA TÉCNICA
Título do Projeto: Angeloni Supercenter Criciúma/SC
Autor: Douglas Piccolo
Colaboradores:
Projeto de Arquitetura: Cibele Correard Piccolo
Projeto Estrutural de Concreto e Aço (Stell Deck): Hf Engenharia – Hercílio Ferrari
Projeto Estrutural de Aço – Cobertura: João Pedro Kossmann
Fundações: Boris Schpun / Cepolina – Engenheiros Consultores
Hidráulica: Mr Projetos & Consultoria – Manoel Miranda (Engenheiro)
Design Gráfico Ambiental: Solange V. Renaut / A6 Arquitetura + Design
Elétrica: Md Projetos Em Energia – Marcos Demerau Cruz
Resfriamento/Climatização: Spm-Engenharia S/S Ltda. – Alexandre Presotto Jr.
Responsável Técnico: Leandro Da Silva Mello
Fotografia: Cinara Piccolo
Fornecedores:
Concreto Pré-Fabricado: Bpm – Pré-Moldados – Criciúma-Sc
Estrutura Metálica: Engeaço Estruturas Metálicas, Chapecó-Sc
Cobertura E Painéis Isotérmicos: Isoeste Ind. E Com. De Isolantes Térmicos Ltda., Anápolis-Go
Aço Inox – Corrimões E Peitoris: Spaço Inox, São José-Sc
Esquadrias/Alumínio Composto: Durante Esquadrias De Alumínio, Tubarão-Sc